Colunata de edifício judiciário ao entardecer

Conjur · 24 de setembro de 2026

Justiça decide que aposentadoria de servidor não pode ser inferior à média contributiva

Decisão judicial determina que o RPPS não pode pagar benefício em valor inferior à média de contribuição do servidor e garante o direito de optar pela regra de transição mais vantajosa.

Referência: Conjur

O cálculo das aposentadorias de servidores públicos que ingressaram antes das reformas previdenciárias frequentemente gera disputas judiciais. Em uma decisão recente, o Poder Judiciário reafirmou que o Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) não pode impor fórmulas de cálculo que rebaixem o benefício para um patamar inferior à média aritmética das contribuições do trabalhador. A Justiça também assegurou o direito do servidor de optar pela regra que lhe for mais favorável.

O caso envolveu uma servidora pública que teve seus proventos fixados inicialmente em cerca de R$ 1,9 mil. Após questionar os critérios de transição aplicados pela administração, a Justiça determinou o recálculo do benefício com base na média de suas contribuições, elevando a aposentadoria para aproximadamente R$ 8,9 mil.

A regra da média contributiva como limite mínimo

A discussão jurídica gira em torno dos critérios de transição trazidos pelas reformas da Previdência. Muitas vezes, a aplicação cega de novas regras de cálculo prejudica o servidor que contribuiu durante toda a vida funcional sobre salários muito mais altos do que o valor final do benefício proposto pelo órgão público.

O entendimento aplicado pelo magistrado Roberto Neiva Borges reforça que o RPPS deve respeitar o histórico contributivo do servidor. O princípio da contraprestação determina que o valor do benefício deve guardar relação direta com as contribuições vertidas ao longo da carreira. Portanto, a média aritmética dessas contribuições funciona como um limite mínimo que a administração pública deve respeitar.

O direito de opção pela regra mais vantajosa

Outro ponto fundamental da decisão é a garantia do direito de opção. Quando ocorrem reformas constitucionais, o legislador costuma prever diferentes regras de transição para quem já estava no serviço público.

De acordo com o entendimento judicial, se o servidor preencher os requisitos para mais de uma modalidade de aposentadoria ou regra de transição, a administração pública tem o dever de aplicar o cálculo que resulte no maior valor de proventos. Não cabe ao órgão previdenciário impor a regra que lhe seja mais conveniente economicamente, mas sim aquela que garanta o melhor direito ao segurado.

Como funciona a revisão de proventos

Muitos servidores públicos se aposentam sem realizar uma conferência detalhada da memória de cálculo utilizada pelo setor de recursos humanos ou pelo instituto de previdência. Erros na conversão de moedas antigas, exclusão indevida de períodos de contribuição ou aplicação equivocada de regras de transição podem reduzir drasticamente o valor do benefício.

A revisão administrativa ou judicial da aposentadoria é o caminho para corrigir essas distorções. No processo de revisão, é feita uma perícia contábil para confrontar todas as contribuições vertidas desde julho de 1994 com o valor que está sendo pago pelo regime próprio.

Documentos necessários para análise

Para os servidores que suspeitam de erros no cálculo de sua aposentadoria ou que estão em vias de requerer o benefício, alguns documentos são indispensáveis para a análise da viabilidade de uma revisão:

  • Histórico funcional completo emitido pelo órgão de origem;
  • Fichas financeiras de todo o período trabalhado ou microfichas de contribuição;
  • Cópia integral do processo administrativo de concessão da aposentadoria;
  • Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) atualizado.

Com esses documentos, especialistas em Direito Administrativo e Previdenciário podem simular os diferentes cenários de cálculo e identificar se houve desrespeito ao direito de opção ou à média contributiva mínima.

Impacto prático

A decisão consolida o entendimento de que os regimes próprios não podem aplicar regras de transição ou de cálculo que resultem em proventos inferiores à própria média de contribuição do servidor. Na prática, isso traz duas grandes garantias para o funcionalismo público:

  1. Garantia de patamar mínimo: A média aritmética das contribuições funciona como um "piso" constitucional para o cálculo do benefício. O RPPS não pode criar fórmulas que reduzam o valor abaixo dessa média de forma artificial.
  2. Direito à opção mais vantajosa: O servidor público tem o direito garantido de optar pela regra de cálculo que lhe traga o melhor resultado financeiro, caso se enquadre em mais de uma regra de transição.

Para quem já se aposentou ou está prestes a se aposentar, vale a pena realizar o cálculo detalhado do histórico de contribuições. Se o valor final concedido pela administração for menor do que a média histórica ou se uma regra de transição mais favorável foi ignorada, o servidor pode questionar o ato administrativo e buscar a revisão dos proventos na Justiça.

Fonte: Conjur

Essa mudança alcança o seu caso?

Envie seus dados e um breve relato. A equipe retorna com a orientação inicial. Este conteúdo é informativo e não substitui a análise individual.

Falar no WhatsApp

Newsletter do servidor

Receba o resumo diário das novidades que afetam a sua carreira

Decisões dos tribunais, mudanças legislativas e orientações práticas, em um único e-mail por dia. Cancelamento a qualquer momento.

Outras notícias

Governo do Rio de Janeiro suspende descontos de consignados do Banco Master

Decreto do governador interino do Rio de Janeiro suspende os descontos em folha de empréstimos e cartões do Banco Master e Credcesta a partir de outubro.

Justiça decide que INSS não pode limitar consignado a uma única instituição

A Justiça Federal anulou norma do INSS que limitava a oferta de crédito consignado a um único banco para novos beneficiários, garantindo a concorrência.

Nova lei reduz tributação de resseguradoras nacionais a partir de 2027

Nova Lei 15.525, de 2026, reduz a alíquota da CSLL para resseguradoras brasileiras de 15% para 9% a partir de 2027 e extingue adicional de IR em 2030.